Indústria 4.0
A nova Revolução Industrial
Quase 300 anos se passaram desde o surgimento da máquina a vapor, e a indústria continua passando por revoluções que alteram significativamente métodos e processos do sistema de produção fabril.
A última delas é a chamada Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, que propõe processos de manufatura descentralizados, a interconexão entre sistemas e maquinários e uma possibilidade infinita de novos meios de produção.
Tornar a Indústria 4.0 uma realidade implicará a adoção gradual de um conjunto de tecnologias emergentes de TI e automação industrial, na formação de um sistema de produção físico-cibernético, com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas; ou seja, a tão famosa Internet das Coisas (IoT). Esse processo promete gerar ambientes de manufatura altamente flexíveis e autoajustáveis à demanda crescente por produtos cada vez mais customizados.
Para o sucesso do projeto, a consolidação de um único conjunto de padrões técnicos de comunicação e segurança será um elemento-chave. Com ele, a troca de informações entre os diferentes tipos de sistemas e dispositivos será assegurada, eliminando-se as restrições relacionadas aos padrões proprietários vigentes.
4ª Revolução Industrial
Indústria 4.0 é um conjunto de tecnologias baseada nos conceitos e nas respectivas interações entre os sistemas cyber-físicos, a Internet das Coisas e o Big Data, assim tornando uma “fábrica sem papel”, facilitando a visão e as tomadas de decisões por humanos da fábrica inteligente.