• Curitiba, PR
  • +55 41 3263-2333
  • nitens@nitens.com.br

Indústria 4.0

A nova Revolução Industrial

    Quase 300 anos se passaram desde o surgimento da máquina a vapor, e a indústria continua passando por revoluções que alteram significativamente métodos e processos do sistema de produção fabril.

    A última delas é a chamada Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, que propõe processos de manufatura descentralizados, a interconexão entre sistemas e maquinários e uma possibilidade infinita de novos meios de produção.

    Tornar a Indústria 4.0 uma realidade implicará a adoção gradual de um conjunto de tecnologias emergentes de TI e automação industrial, na formação de um sistema de produção físico-cibernético, com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas; ou seja, a tão famosa Internet das Coisas (IoT). Esse processo promete gerar ambientes de manufatura altamente flexíveis e autoajustáveis à demanda crescente por produtos cada vez mais customizados.

    Para o sucesso do projeto, a consolidação de um único conjunto de padrões técnicos de comunicação e segurança será um elemento-chave. Com ele, a troca de informações entre os diferentes tipos de sistemas e dispositivos será assegurada, eliminando-se as restrições relacionadas aos padrões proprietários vigentes.

4ª Revolução Industrial

Indústria 4.0 é um conjunto de tecnologias baseada nos conceitos e nas respectivas interações entre os sistemas cyber-físicos, a Internet das Coisas e o Big Data, assim tornando uma “fábrica sem papel”, facilitando a visão e as tomadas de decisões por humanos da fábrica inteligente.

Texto e bloco de imagem Odoo